quinta-feira, março 16, 2017

I'M FEELING BLUE AND LONELY

Eu li no excelente livro A História Por Trás de Todas As Canções dos Beatles, do Steve Turner, que apesar de What You're Doing contar uma história bastante convencional de um garoto que é enrolado por sua garota, a letra contém algumas rimas criativas em doing e blue an, running e fun in.

A parte mais memorável do arranjo são os Beatles gritando a primeira palavra de cada verso, e Paul completando as frases. É, possivelmente, uma das duas músicas que Paul começou quando estava no La Fayette Motor Inn, em Atlantic City, em 31 de agosto de 1964. 

Tim Riley, autor de um livro sobre os Beatles intitulado Tell Me Why, elogia a faixa por sua engenhosidade pop, dizendo que o acréscimo do piano à guitarra solo e o fade-out sugerem um amor pelos detalhes que eles desenvolveriam de maneira mais plena depois: "Os Beatles faziam muitas alterações dentro dos estúdios nas texturas e no clima das músicas. A essa altura, essas mudanças se consolidam não mais como um truque, mas como um traço estilístico deles". 

What You're Doing era outra canção escrita por Paul (com contribuições de John) especificamente para Beatles For Sale. A gravação é bastante esmerada, ela começou em setembro de 1964 e seguiu até o fim de outubro, quando a faixa tinha sido completamente refeita. 

O veredicto de Paul foi que a gravação acabou melhor do que a canção. E agora você vai ouvir o take 11 de What You're Doing. Enjoy!

 

segunda-feira, março 06, 2017

AND NOW?

Uma das últimas músicas compostas por John, Now And Then, ainda não foi trabalhada e lançada oficialmente. Ela chegou a ser cogitada para os projetos Anthology nos anos 90, mas não decolou.

Free As a Bird saiu no Anthology nº 1 (novembro de 1995) e Real Love no Anthology nº 2 (março de 1996). Now And Then deveria ter saído no Anthology nº 3 (dezembro de 1996), o único disco que não teve uma música "inédita"...

Ok. Isto posto, segue abaixo uma demo de John ao piano com um ótimo trabalho de restauração.

Em abril de 2008 li a notícia no tablóide inglês The Sun de que ela seria finalmente finalizada e lançada como tributo a Neil Aspinall, que morreu de câncer naquele mês e ano. Neil fazia parte do círculo íntimo dos Beatles desde o seu início e foi presidente da Apple Corps até 2007. O problema é que, diferentemente de Free As a Bird e Real Love, Now And Then estava (e parece que ainda está) bem mais incompleta, e que será um trabalho árduo dar-lhe condições de lançamento. George foi um dos que não aprovaram a sua inclusão nos projetos Anthology.

E você? O que acha? Paul e Ringo devem acabá-la e lançá-la, abandonando a posição de George? Confira e depois deixe sua opinião! Listen!