quinta-feira, outubro 09, 2014

HAPPY BIRTHDAY, JOHN! 74!

Neste 9 de outubro de 2014 comemoramos o 74º aniversário de John Lennon. God bless you, John! 

E o blog separou um vídeo em HD da canção Instant Karma! escrita e gravada por ele, lançada em fevereiro de 1970 como um compacto (single) pela Apple Records

Instant Karma! é uma das três músicas solo de Lennon, juntamente com Imagine e Give Peace a Chance, no Rock and Roll Hall of Fame

A canção está entre uma das músicas lançadas de forma mais rápida na história do rock, pois foi gravada (no famoso Abbey Road Studios) no mesmo dia em que foi escrita, sendo lançada apenas dez dias depois. Lennon, certa vez, chegou a dizer que "a escreveu para o café da manhã, a gravou para o almoço e a lançou no jantar". A música foi produzida pelo famoso produtor musical, Phil Spector. 

Os músicos que participaram da gravação da música são John Lennon, como vocalista líder, violão e teclado; Billy Preston no piano; Klaus Voorman no baixo e backing vocals; Alan White na bateria; George Harrison na guitarra e vocais de apoio; Yoko Ono nos vocais de apoio; o assistente dos Beatles, Mal Evans, no sinos tubulares e palmas, além do empresário dos Beatles Allen Klein e outras pessoas convidadas para que pudessem fazer um overdub nos vocais de apoio. A produção da canção usou a famosa técnica "Wall of Sound" (Parede de Som) criada por Spector. 

No vídeo abaixo, de 11 de fevereiro de 1970, Lennon e Ono estão na BBC Television, no programa Top of the Pops para promover Instant Karma!, acompanhados por Alan White, Klaus Voormann, Mal Evans e BP Fallon . 

Enquanto os outros músicos fingem tocar - rolava um playback elaborado pelo engenheiro Geoff Emerick - John cantou ao vivo. Esta foi a primeira aparição no programa por qualquer membro dos Beatles desde 1966, bem como a apresentação pública do novo visual de cabeça raspada dos Lennons. 

Duas versões de Instant Karma! foram gravadas para Top of the Pops, e foram ao ar no dia 12 e 19 de Fevereiro, respectivamente. 

No clipe do "tricô", como ficou conhecido à época - e que você vai ver e ouvir agora -, Lennon usa um tipo de cacharrel preta com gola rolê e Yoko senta-se ao lado de seu piano, com os olhos vendados, tricotando. 

Curiosidades: 1) Alan White, o baterista, resolveu introduzir batidas sequenciais em determinados trechos da canção por conta própria e John Lennon gostou, deixando-o a vontade para executá-las nas gravações e nas apresentações. 2) Mal Evans, o eterno roadie, pode ser visto ao pandeiro, após ter ido buscar aquele pessoal que fica dançando ao fundo numa boate perto dos estúdios, pois John queria mais movimento no clipe. Evans simplesmente chegou na boate, pegou o microfone e disse: "- Quem está a fim de participar de um clipe de John Lennon ali na esquina?" E a galera o seguiu, meio bêbada, mas com certeza muito feliz! Enjoy!

Nenhum comentário: