quarta-feira, novembro 28, 2012

THE HORIZON IS OPEN

Eu li no excelente blog BEATLES AT THE BBC que entre março de 1962 a junho de 1965, os Beatles mostraram para o mundo que uma nova era estava por acontecer.

As apresentações em programas de rádio estavam no auge e isso muito contribuiu para que a BBC de Londres fosse conhecida mundialmente.

Foram 52 apresentações e, além delas, existem outras que não foram ao ar, por isso chamadas de The Lost Beebs. Encontram-se no mercado mundial dezenas de versões das sessões da BBC e em alguns casos, até mais completas, com introdução e apresentação do locutor, como é o caso do LP The Beatles na BBC.

E, portanto, este blog foi até o ano de 1963 para trazer a canção The Honeymoon Song, de Mikis Theodorákis, cujo título original é An Thimithis To Oniro Mou, que os Beatles gravaram no programa Pop Go The Beatles #8.

Mas quem é Mikis Theodorákis, o autor da canção de hoje?

Míkis Theodorákis, em grego Μίκης Θεοδωράκης, (Chios, 29 de julho de 1925) é um compositor e político grego mundialmente conhecido pela trilha sonora dos filmes hollywoodianos Zorba, o Grego (1964) e Serpico (1973). Em 1980-1982 foi-lhe atribuído o Prêmio Lênin da Paz. Theodorákis é também conhecido por sua posições políticas de esquerda, as quais expressa abertamente (incluindo durante o governo da junta militar que comandou a ditadura grega). Militou em diversas campanhas de direitos humanos, como o conflito do Chipre, as tensões entre a Turquia e a Grécia, os ataques da OTAN contra a Sérvia, o seqüestro de Abdullah Öcalan ou o conflito israelo-palestino. Recentemente, suas declarações contra George W. Bush e Ariel Sharon suscitaram diversas críticas.

Ok! Isto posto, vamos ouvir os Beatles em início de carreira cantando The Honeymoon Song, com Paul no lead vocal, gravada no dia 16 de julho e que foi para o ar em 6 de agosto de 1963. John, Paul, George and Ringo!

The Honeymoon Song (cover - BBC)

domingo, novembro 25, 2012

NELSON AND SPIKE WILBURY

The Traveling Wilburys foi um supergrupo de música integrado por George Harrison, Jeff Lynne, Roy Orbison, Bob Dylan e Tom Petty.

A primeira reunião informal teve lugar no estúdio de gravação de Bob Dylan em Santa Mônica, Califórnia, onde se juntaram Roy Orbison, Tom Petty e George para gravar a canção Handle with Care, que faria parte do lado B do single This Is Love, extraído do álbum Cloud Nine de George.

Por causa dos bons momentos que passaram juntos em estúdio de gravação, decidiram gravar um álbum em um período de dez dias, devido principalmente à iminente turnê de Bob Dylan, no que cada membro contribuiu com várias canções.

Lançado em outubro de 1988, sob vários pseudônimos, o álbum Traveling Wilburys Vol. 1 alcançou o posto número 79 da lista dos 100 melhores discos dos anos 80, publicada pela revista musical Rolling Stone. Posteriormente, seria indicado como Álbum do Ano no prêmio Grammy.

Apesar da morte de Roy Orbison em 6 de dezembro de 1988, o grupo gravou um último álbum sob pseudônimos distintos, ainda que conservando o nome Wilbury. A modo de homenagem, no videoclipe da canção End Of The Line figura uma guitarra e um retrato de Roy Orbison.

Durante certo tempo, a imprensa especulou sobre uma possível entrada no grupo de Del Shannon, mas seu suicídio em 1990 acabou com este projeto. O segundo álbum, chamado Traveling Wilburys Vol. 3 (sim! Não há o Vol.2!), seria o último trabalho do grupo, precedido do single Nobody's Child.

O falecimento de Roy Orbison, vocalista do grupo, e a onipresença compositora de Bob Dylan no segundo álbum, (mais da metade das canções foram compostas por ele), contribuíram para um final amistoso do grupo.

O nome "Wilbury" foi um termo familiar utilizado por George Harrison e Jeff Lynne durante a gravação do álbum Cloud Nine. Em inglês "We’ll bury them in the mix" pode ser traduzido como "nós os enterramos na mistura".

Veja agora os integrantes do álbum Traveling Wilburys Vol. 1:

Nelson Wilbury - George
Lefty Wilbury - Roy Orbison
Otis Wilbury - Jeff Lynne
Charlie T. Wilbury Jr. - Tom Petty
Lucky Wilbury - Bob Dylan

No álbum Traveling Wilburys Vol. 3:

Spike Wilbury - George
Clayton Wilbury - Jeff Lynne
Muddy Wilbury - Tom Petty
Boo Wilbury - Bob Dylan

Os discos lançados foram:

Traveling Wilburys Vol. 1 - 1988
Traveling Wilburys Vol. 3 - 1990
The Traveling Wilburys Collection - 2007 (2 CDs + 1 DVD).

E hoje você vai ouvir a canção Handle With Care com os Traveling Wilburys. Enjoy!

The Traveling Wilburys - Handle With Care (released)

quinta-feira, novembro 22, 2012

BEETHOVEN IN PHILADELPHIA

A canção Roll Over Beethoven foi composta por Chuck Berry em 1956. Segundo Berry, ele a compôs para atazanar sua irmã, que sempre ficava ao piano tocando músicas clássicas enquanto ele queria tocar outros estilos mais "jovens". Ela está entre os seus maiores sucessos.

Em 2004 a canção foi classificada como a número 97 da lista da Rolling Stone das 500 Maiores Canções de Todos os Tempos.

Muita gente gravou a canção, inclusive os Beatles, na voz e guitarra de George Harrison, no dia 30 de julho de 1963 para seu segundo álbum britânico, With The Beatles.

E o blog separou para hoje uma gravação de Roll Over Beethoven feita pelos Beatles no dia 2 de setembro de 1964, ao vivo do Convention Hall na Philadelphia, USA. Ok, Boys!

Roll Over Beethoven (cover - live 09/02/64)

terça-feira, novembro 20, 2012

ZZZZZZZ...


I'm Only Sleeping é uma canção de John, porém creditada à parceria Lennon/McCartney, foi lançada no álbum Revolver, em 1966. 

A canção apresenta um solo duplo de guitarras ao contrário, feito por George Harrison, que depois foi adicionado eletronicamente à canção. 

Porém você vai ouvir agora o take de número 1, quando ainda não havia sido adicionado o solo invertido de George. Listen! 

 I'm Only Sleeping (take 1)

sexta-feira, novembro 16, 2012

ROCKBAND: NOWHERE MAN!


O blog posta hoje a canção Nowhere Man, uma composição de John mas atribuída a Lennon/McCartney, numa mixagem feita para o Beatles Rockband, um maravilhoso videogame do Play Station. Enjoy! 

Nowhere Man (rockband - stereo)

quarta-feira, novembro 14, 2012

'CAUSE YOU KNOW DARLING I LOVE ONLY YOU

Don't Pass Me By é uma canção dos Beatles composta por Ringo e lançada no álbum The Beatles ou Álbum Branco, de 1968.

Ela é a segunda contribuição como compositor que o baterista Ringo deu aos discos dos Beatles. A primeira foi What Goes On, do álbum Rubber Soul, de 1965 e a outra e última seria Octopus's Garden, presente no disco Abbey Road, de 1969.

Como se sabe, Ringo compôs muito pouco nos Beatles. Certa feita, numa conversa, foi perguntado a ele o porquê disso, e Paul respondeu por ele interrompendo: “ -Don't pass me by, don't make me cry, don't make me blue.”. Possivelmente Ringo já tinha tentado mostrá-la na época...

Curiosidade: A frase "sorry that I doubted you, I was so unfair, You were in a car crash and you lost your hair" é citada como mais uma pista sobre a Lenda da Morte de Paul McCartney. O trecho " ...you lost your hair" seria uma referência a canção When I'm Sixty-Four escrita por Paul e presente no disco Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band, de 1967, "When I get older losing my hair...".

Hoje você vai ouvir o take 3 (interrompido) e mixado logo a seguir com o take 5 completo. Let's go, Ringo!

Don't Pass Me By (take 3 - breakdown - and take 5 complete)

terça-feira, novembro 13, 2012

MONEY CAN'T BUY

All My Trials é uma das principais canções norte-americanas, de autor desconhecido. Ouvia-se muito essa canção durante os protestos das décadas de 50 e 60 nos Estados Unidos. All My Trials é uma das músicas que compõe a Trilogia Americana, adaptada por Mickey Newbury e interpretada por Elvis Presley.

No post de hoje você vai ouvir Paul cantando All My Trials ao vivo, em Milão, na noite de 27 de outubro de 1989. Come on, Paul!

All My Trials (live)

segunda-feira, novembro 12, 2012

SOME THINGS TAKE SO LONG

Segue a linda canção de George, Isn't It a Pity, gravada durante o concerto de Yokohama, em 1º de dezembro de 1991.

Isn't It a Pity é uma das músicas do seu primeiro trabalho solo, elogiadíssimo, após a separação dos Beatles, intitulado All Things Must Pass, de 1970.

O Cláudio Teran, da Beatles Brasil enviou-me o seguinte comentário sobre essa faixa: "Durante a execução de Isn't It a Pity George Harrison utiliza um enorme violão (creio que um Takamine) e fica todo tempo fazendo a base sonora e cantando. O solo de guitarra é do Clapton numa parte, e do Andy Fairweather Low na outra. Vale o registro que o concerto de Yokohama é um piratão fundamental, embora o som não seja dos melhores, mas documenta o primeiro show da tour 1991.". Enjoy!

Isn't It a Pity (live Yokohama 1991)

domingo, novembro 11, 2012

A HARD YEAR

Everyone Had a Hard Year é uma demo de John gravada em dezembro de 1968 no apartamento de Ringo, na Montagu Street, Londres. Você vai perceber que o estilo do violão de John é o mesmo que ele aprendeu com Donovan na Índia e que usou para compor Julia e mais tarde Dear Prudence, entre outras.

Você vai perceber também que soarão familiares as frases cantadas por John nessa demo, pois elas estão na canção I've Got a Feeling, do álbum Let it Be, gravado em 1969 e lançado em 1970. I've Got a Feeling é uma música claramente escrita por Paul para Linda com a utilização dessa inacabada Everybody Had a Hard Year. John tinha tido um ano difícil mesmo, com sua separação, o afastamento de seu filho Julian, as complicações com os Beatles e a Apple e a não aceitação da Yoko pelos membros da banda. Ok, Johnny!

Everyone Had a Hard Year (demo)