segunda-feira, dezembro 26, 2011

A MAGIC KISS

Bluebird é uma bela canção de Paul lançada no álbum Band On The Run em dezembro de 1973.

A gravação do álbum, que seria considerado um dos melhores da carreira solo de Paul, passou por várias peripécias e contratempos. Querendo gravar num lugar diferente dos seus primeiros álbuns, Paul pediu para a EMI enviar uma lista de todos os estúdios internacionais da gravadora (reza uma lenda que ele poderia ter gravado esse álbum no Brasil, porém o estúdio da EMI por aqui estava de mudança para outro endereço e não poderia receber o pessoal...) Então, Paul deparou-se com Lagos (Nigéria) e teve imediatamente a ideia de gravar na África.

Juntamente com o McCartneys, o guitarrista e pianista Denny Laine, o guitarrista principal Henry McCullough e o baterista Denny Seiwell tinham também a intenção de ir. Entretanto, poucas semanas antes da partida no final de agosto de 73, McCullough deixou os Wings na Escócia; Seiwell seguiu o mesmo caminho uma noite antes da partida. McCullough alegou que, sendo um guitarrista de formação no jazz, não conseguia tocar as canções sempre do mesmo jeito, levando Paul à loucura, por isso resolveu abandonar o barco. Seiwell preferiu voltar pros EUA e receber um salário melhor como baterista de estúdio, insinuando claramente que Paul era um tremendo mão-de-vaca. A banda tratou de se informar sobre o estado dos estúdios de gravação em Lagos antes da partida para a Nigéria em 8 de agosto.

Estes abandonos de última hora levaram apenas o núcleo da banda - Paul, Linda e Denny Laine - a aventurar-se em Lagos, juntamente com Geoff Emerick, antigo engenheiro de som dos Beatles que esteve por lá para gravar as faixas básicas devido aos obsoletos equipamentos de gravação encontrados nos estúdios nigerianos. Lá, Denny Laine tocou guitarra rítmica, Linda teclados e Paul se encarregou do resto. Há de se mencionar que Paul e Linda se aventuraram sozinhos numa noite em Lagos e foram assaltados, tendo os ladrões inclusive levando tapes de canções que Paul teve que regravar... Outro incidente foi um conflito com o músico de Afrobeat e ativista local Fela Kuti, que publicamente acusou a banda de estar na África para explorar e roubar música africana após a visita da banda ao seu clube. Kuti esteve até mesmo no estúdio para confrontar McCartney, que tocou suas canções para o músico nigeriano, provando que não continham nenhuma influência local.

O álbum Band On The Run foi um grande sucesso - alcançou o topo da parada norte-americana da Billboard em três ocasiões diferentes, e por fim ganhou platina tripla; já no Reino Unido, o disco passou sete semanas no pico da parada no meio do ano, tornando-se o álbum britânico mais vendido daquele ano.

E o blog separou hoje um ensaio de Bluebird, diretamente de 1973, Lagos, Nigéria. Enjoy!

Bluebird (rehearsal)

Nenhum comentário: