domingo, abril 14, 2013

THE BALLAD

The Ballad of John and Yoko é uma canção dos Beatles composta por John, mas com grande contribuição de Paul e, por isso, creditada à dupla Lennon / McCartney. Ela foi gravada há precisamente 44 anos atrás, no dia 14 de abril de 1969!

Foi assim: John e Yoko foram até a casa de Paul, em Cavendish Avenue, para que ele pudesse trabalhar com John nessa canção. Apesar das diferenças quanto aos negócios - que naquela altura estavam fervendo em desavenças - os dois tinham muito respeito um pelo outro, além da parceria Lennon / McCartney sempre ter sido uma excelente fonte de renda para ambos. Após terminarem de escrever a letra, foram até Abbey Road onde gravaram a canção, sem a ajuda dos outros beatles (George estava no exterior e Ringo estava filmando com Peter Sellers). Paul encarregou-se da bateria, do baixo, do piano e da percussão, e John fez a primeira voz e a guitarra.

The Ballad of John and Yoko foi lançada em compacto simples (EP) em 30 de maio de 1969 como lado A, tendo Old Brown Shoe de George Harrison como lado B. 

John tinha pressa e por isso convenceu Paul a ir gravar junto com ele. A gravação foi realizada em uma só sessão (que durou 8 horas e meia). Observação pessoal: para mim Paul "rouba" a canção com o seu baixo, piano, bateria e segunda voz alinhadíssima!

Esta foi a primeira música dos Beatles que não teve mixagem para mono; só foi produzida em estéreo, porém conseguimos uma gravação mixada em mono, não disponível no original inglês, oriunda de um single australiano! Ok, Paul and John!

The Beatles - The Ballad Of John and Yoko (single mono mix)

Nenhum comentário: