quinta-feira, agosto 21, 2014

SHE CAN TALK TO ME

John gostava de se isolar no sótão da sua casa em Kenwood (Cynthia quase não o via no dia a dia, pois ele,  quando não estava no estúdio de gravação em Abbey Road, estava no sótão absorvido por suas composições) e lá gravava tudo que lhe vinha na cabeça e, invariavelmente, tinha sempre um rádio ligado (na gravação de hoje dá para ouví-lo sintonizando o aparelho).

No livro de Cynthia, chamado John, ela faz o seguinte relato a cerca do sotão de Kenwood: " -No outro cômodo do sótão, um estúdio básico de gravação havia sido montado. Aquilo costumava ser uma bagunça total - com discos jogados entre sacos de salgadinhos, pedaços de papel com esboços de letras e equipamentos de gravação por todos os lugares. John frequentemente desaparecia lá dentro durante algumas horas, para mais tarde gritar do topo das escadas: '- Cyn, o que você está fazendo? Venha ouvir isto.' Se eu não chegasse lá imediatamente, ele gritava novamente: ' -Venha, Cyn, largue o que estiver fazendo. Eu preciso de você AGORA!'".

Foi numa dessas sessões que John, sem perceber, colocou uma fita do lado contrário e ficou fascinado com o efeito, que foi introduzido em algumas músicas dos Beatles como na pioneira I'm Only Sleeping, de 1966. George Martin conta que quando John descobria algum coisa assim ficava o tempo todo perguntando para ele se poderia colocar o efeito em todas as canções que compunha.

Hoje você vai ouvir uma demo de She Can Talk To Me, gravada no sotão de Lennon, que mais tarde viria a ser a canção Hey Bulldog, que já foi também Hey Bullfrog, mas Paul ficou "latindo" durante os seus takes e John mudou, finalmente, para Hey Bulldog.

Nota-se que há uma segunda voz na gravação e é possível que seja Paul, pois ele tinha costume de aparecer na casa de John para compor ou burilar alguma canção. Em 1968, John já tinha um home-studio instalado no sótão em Kenwood. Nas demos de Strawberry Fields, gravadas lá mesmo em Kenwood por ele sozinho, também tem overdubs - vocais e instrumentais. Antes do estúdio em casa, ele usava um gravador portátil sem muitos recursos, caso das demos de Bad To Me, I'm In Love, etc. É o John nos 2 vocais dessa demo de She Can Talk To Me.

A música, lançada no álbum Yellow Submarine em 13 de janeiro de 1969, foi usada num segmento animado do filme com o mesmo nome do álbum, que inicialmente só apareceu na versão europeia. Cool!

She Can Talk To Me (early Hey Bulldog)

Nenhum comentário: