segunda-feira, fevereiro 11, 2019

MILK AND... SHOUT!

No dia 11 de fevereiro de 1963, portanto, 56 anos atrás, os Beatles eram esperados nos estúdios da Abbey Road para a gravação do seu primeiro álbum: Please Please Me.

O disco precisava ser gravado em uma sessão de dez horas, num único dia. Para complicar um pouquinho, John chegara resfriado da turnê dos Beatles com Helen Shapiro e se encontrava com o peito congestionado. Chegando em Londres eles foram diretamente para os estúdios e gravaram de início There's a Place, uma composição de Lennon/McCartney.

Logo de cara ficou claro que a voz de John estava áspera, rascante, pois no decorrer da primeira palavra - The e e e ere - ele luta para acompanhar Paul, quase rosnando à medida que a frase mais grave abre caminho para a dinâmica tensa do dueto. Cheque como estava voz de John em There's a Place naquele momento:


Bom, tudo corria sem maiores problemas, até faltar apenas uma música para fechar o dia de gravações. O engenheiro de som sugeriu que eles cantassem Twist And Shout, uma canção escrita por Phil Medley e Bert Russell (gravada em 1960 por um grupo vocal chamado The Top Notes e em 1962 pelo grupo The Isley Brothers), que sempre animava as plateias nos shows e seria o desfecho ideal para aquele primeiro disco. Ouça a canção original gravada pelos The Top Notes e depois compare com a versão dos Beatles...


Mas acontece que, segundo George Martin: "- Twist and Shout era uma verdadeira destruidora de laringes.", e quem a interpretava? John! E ele estava em condições? Segundo ele próprio: "- Naquele momento eu sentia como se tivesse uma lixa na minha garganta, mas insisti dizendo que ainda havia o suficiente para mais uma canção.".

Todos sabiam que teriam que acertar de primeira: a banda, o engenheiro, todos precisavam fazer seu trabalho sem perder uma única nota, e sem um único erro. Não sobraria nada da voz de John depois daquilo.

Assim, ele chutou as inúmeras caixinhas de pastilhas que chupara o dia todo, abriu uma caixa de leite e bebeu ruidosamente. Depois livrou-se da gravata, há muito afrouxada, e da camisa também, deu um sinal e começaram...

A cada frase da música o rosto de John contorcia de dor, as frases saindo feito areia entre os seus dentes. Sua voz saía nua, seca e com toda a ressonância descascada dos tons. Aquilo foi dolorido, e doía ao ouvir também. A medida que a canção caminhava para momentos de grande intensidade a dificuldade aumentava. No refrão final o esforço, buscado lá no fundo da alma, mascarou todas as palavras, e a linha final fora finalmente cruzada no grito estupefato de Paul, que custava a acreditar no que ouvira: "- Hey!".

John estava exausto, quase à beira de um colapso! Mas valeu a pena: a Twist And Shout gravada naquele dia se tornaria uma obra-prima dos Beatles! Curiosidade: foram gravados dois takes para ela e George Martin disse: "- Eu cheguei a tentar um segundo take... mas a voz do John simplesmente tinha desaparecido.".

Você sabia disso tudo? Então apure os ouvidos, ouça e admire ainda mais a Twist And Shout de apenas um único take, no grandioso dia de 11 de fevereiro de 1963! Enjoy!

7 comentários:

Cida Santos disse...

Sensacional!!! Adorei conhecer essa história!!!

Carlos Edu Bernardes disse...

Obrigado pela visita e comentário, Cida! Que legal que gostou! 4FABeijos! Volte sempre!

Regina disse...

amei saber tudo e ouvir! E bem no niver de minha filha dia 11 uó!Vou contar pra ela rssr

Carlos Edu Bernardes disse...

Beleza, Regina! Sua filha nasceu num dia muito especial! 4FABraços pras duas! Volte sempre!

Unknown disse...

Falar o que? Eles até errando são fabulosos.. .

Anônimo disse...

Meu caro Carlos Edu Bernardes............... a força da canção, a voz rouca de John e todos os problemas "em stúdio" - parece que colaboraram para que o disco ficasse na história. Afinal Beatles é música e talento !

João Sobreira Rocha - direto da BEATLEMANIA - Rádio Universitária de Goiânia.

Carlos Edu Bernardes disse...

Obrigado pelos comentários, Valter e João Sobreira. Os caras realmente bateram todos os recordes de talento e criatividade! 4FABraços!