sábado, dezembro 14, 2013

LOOK OUT!

Em março de 2005, uma famosa revista britânica sobre música, a Q magazine, nomeou Helter Skelter a número 5 na lista das 100 melhores canções de guitarra.

Paul certa vez ouviu que o conjunto The Who tinha feito uma canção mais alta, mais suja e barulhenta de todos os tempos, lançada num single de 1967 e chamada I Can See For Miles. Paul então foi ouvi-la e notou que ela não era tão barulhenta assim. Daí, compôs Helter Skelter, tipo como um troco ao The Who e tentando mostrar o que é verdadeiramente uma canção muito alta, suja e barulhenta.

Helter Skelter é o nome de um brinquedo britânico muito popular, que consiste em um tobogã em formato de espiral, porém pode significar também confusão, algazarra, desorganização. A canção de Paul, lançada em 1968 no Álbum Branco, é considerada uma canção precursora do que iria se transformar no hard rock / heavy metal dos anos 1970.

Charles Manson, dizia que a música Helter Skelter fazia profecias de uma apocalíptica guerra racial.

No projeto The Beatles Anthology Paul disse: "- Manson nos interpretou como ‘os quatro cavaleiros do Apocalipse.’ Eu ainda não entendo qual foi a jogada; é sobre a Bíblia, Revelação – Eu não li então eu não sei. Mas ele interpretou a coisa toda. Nós éramos os cavaleiros, Helter Skelter era a mensagem, e ele achou que podia sair e matar todos por aí.".

Entre os dias 9 de agosto e 10 de agosto de 1969, a "Família Manson" cometeu duas chacinas em Hollywood e escreveu nas paredes "Helter Skelter" com o sangue das vítimas. Quatro membros dela invadiram a casa da atriz Sharon Tate, então com 26 anos e esposa do cineasta Roman Polanski, com o único objetivo de matar quem lá estivesse. Sharon Tate, o produtor Wojtek Frykowski, Abigail Folger - herdeira de uma conhecida companhia do ramo do café - e o cabeleireiro Jay Sebring, que estavam na casa, foram amarrados e depois esfaqueados. Durante o julgamento de seus crimes, em novembro de 1970, Manson explicou sua interpretação de "Helter Skelter" na corte: "- Helter Skelter significa confusão. Literalmente. Não significa Guerra com ninguém. Não significa que eles irão matar outras pessoas. Apenas significa o que significa. Helter Skelter é confusão. Confusão está vindo rápido. Se você não vê que a confusão está vindo rápido, chame do que quiser. Não é minha conspiração, não é minha música. Eu escuto o que relato. Ela diz, ‘Apareça!’ ela diz, ‘Mate!’ Porque me culpar? Eu não escrevi a música. Eu não fui a pessoa que projetou isso na consciência das pessoas.".

John disse em entrevista à revista Rolling Stone em 1970: "- Costumávamos tirar sarro disso ou daquilo, de uma maneira não ofensiva, do que um intelectual via na gente ou um símbolo da geração jovem veria algo nisso…". E sobre a canção: "… Mas eu não sei o que ‘Helter Skelter’ significava, pra mim era só barulho.".

Curta agora o take 2 de Helter Skelter Yeah!

Nenhum comentário: