sábado, setembro 12, 2015

PLEASE BELIEVE ME

Oh! Darling é uma música de Paul que foi lançada no álbum Abbey Road, de 1969.

Há uma grande discussão entre os fãs dos Beatles quanto ao significado real da letra de Oh! Darling. Alguns juram que em determinados momento Paul canta "- Oh Uh! Johnn...ling!", num reforço de uma letra onde não há indícios de que é canção feita para uma mulher... E a letra traz coisas como " -I'll never let you down", onde também alguns interpretam como uma resposta de uma canção anterior de John, Don't Let Me Down... É sabido que já pairava no ar a separação do conjunto e, não há como negar, para Paul e John aceitarem tal fato era uma realidade um pouco forte para ambos.

Ok, cada um com suas teorias, porém o importante é que, diálogos implícitos ou não, os Beatles nos brindaram com canções maravilhosas, como a própria Oh! Darling.

Paul passou dias forçando a voz para que na gravação final ela parecesse cansada e gasta, como quem gritou e implorou muito pela atenção de alguém. Ouça um take de um dos primeiros ensaios da canção. É um outtake maravilhoso, com John fazendo duo no vocal com Paul! Cool! Listen!

2 comentários:

Nowhere Band disse...

Beleza de Take Comendador.
John declarou que queria ter gravado a voz principal dessa música, por achar que cairia melhor para ele do que Paul. Uma observação : Tudo que se vê e se ouve sobre o mês de de janeiro de 1969 (30 days) é "pra baixo". Um clima terrível. Tenho uma coletânea de 5 CDs da Remasters Workshop (2011) chamada "Songs From The Past" onde são "pinçados" os melhores momentos de descontração e de clima "up" que rolou no estúdio nesse mês. Como é bom ver (ouvir) eles com brincadeiras e tocando "a todo vapor"

Carlos Edu Bernardes disse...

Querido Commentadore Enzo! Isso mesmo! Não é à toa que o período nos Twickenham Studios foram chamados de O Inverno dos Descontentes! Que George o diga! Eu também tenho uns 50 rolos de fita Nagra, daqueles dias, transformados em cd, que têm todo esse material. Coisas interessantíssimas e outras que só nós, beatlemalucos, poderíamos ouvir. Mas a fagulha beatle quando brilhava não havia baixo astral que encarasse! Yeah! 4FABraços!